quarta-feira, 6 de julho de 2016

OS MELHORES LIVROS DE ECONOMIA BRASILEIRA

Segue uma lista com os melhores livros de economia brasileira da atualidade: 
1-Livro - Economia Brasileira Contemporânea - 1945-2010: veja no submarino
Nesta segunda edição, os autores estenderam até 2010 -segundo mandato de Luiz Inácio "Lula" da Silva - o período de abrangência do estudo e apresenta, em seus oito capítulos revistos e ampliados, um abrangente panorama da evolução da economia e da sociedade brasileiras desde o pós-Guerra.

A análise desse período em perspectiva histórica oferece aos leitores - acadêmicos, profissionais, estudantes - uma visão integrada dos elementos que fundamentaram a formação do Brasil contemporâneo. Mostra como o nosso desenvolvimento econômico e social a partir do pós-Guerra alternou fases de avanço e estagnação ao sabor de condicionantes políticos, institucionais, de políticas públicas, de "booms" e crises internacionais.

Os diferentes regimes políticos, a construção de instituições, os variados enfoques de políticas econômicas e sociais, as crises geradas endogenamente ou importadas da economia mundial, moldaram historicamente o que hoje constituem a economia e a sociedade brasileira. É esse processo histórico, desde o pós-Guerra até o presente, que norteia a análise lúcida desenvolvida neste livro.  veja no submarino


2-  Livro - Capitalismo: Modo de Usar: veja no submarino
Este não é um texto para economistas: é uma leitura que procura conquistar corações e mentes para os argumentos aqui defendidos, desenvolvido em uma linguagem leve e sem tecnicismos. Economistas podem, naturalmente, ter seu interesse despertado pela temática, mas este definitivamente não é um manual. Nele, o economista Fabio Giambiagi apresenta a realidade, os desafios e os "mitos" da economia brasileira, de forma a despertar no leitor o interesse em se aprofundar em cada uma das reflexões ora propostas. 

O autor aborda temas que vão desde o debate sobre os traços paternalistas de nossa sociedade - passando por questões como educação, imprensa e sistemas políticos - até chegar ao capítulo em que destaca a ideia-chave que permeia o livro e que é a base para a compreensão dos argumentos propostos (e do próprio capitalismo): a competição. 

Capitalismo: Modo de Usar esclarece como o Brasil sofre com "falsas virtudes", com ações aparentemente nobres mas que, de fato, atravancam o crescimento econômico e o desenvolvimento do país. veja no submarino

3- Livro - Complacência: Entenda Por que o Brasil Cresce Menos do que Pode: compre no submarino
O objetivo da obra é atualizar de forma organizada para o contexto do final de 2014 a crítica que os autores têm feito nas suas respectivas atuações profissionais à ausência de medidas mais incisivas por parte do Governo em relação aos determinantes de crescimento da economia brasileira, em um contexto em que o espaço para crescimento a partir de estímulos à demanda tende a se esgotar.

A crítica se direciona à falta de medidas mais profundas nos últimos anos relacionadas com a necessidade de melhorar a educação, estimular os investimentos em infraestrutura, elevar a poupança doméstica e melhorar os indicadores de produtividade. compre no submarino

4- Livro - Economia Brasileira, A: compre no submarino
O livro traz uma análise do desenvolvimento econômico brasileiro do período colonial até 2002. O autor examina o desempenho em termos de economia exportadora desde os primórdios até o impacto da inflação, analisa o governo Fernando Henrique Cardoso, trata de questões contemporâneas, o processo de privatização e os vários planos econômicos. Com análises documentadas em mais de 130 tabelas traz ainda informações quantitativas e institucionais, com ênfaze nos últimos trinta anos do desenvolvimento econômico brasileiro. compre no submarino

5- Livro - Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira: compre no submarino
Desenvolvimento econômico tem sido central nas discussões sobre o futuro da economia brasileira. Nesta obra os organizadores, e uma grande equipe de autores, aliam teoria, história e evidências empíricas para oferecer ao leitor um entendimento preciso da trajetória do desenvolvimento econômico do Brasil. 

O grande número de autores reflete no livro a pluralidade de visões sobre o tema o que auxilia o leitor na formação de um entendimento abrangente sobre o Desenvolvimento Econômico. Os organizadores conseguiram alinhar os textos de maneira coesa e harmoniosa. 

Seus 12 capítulos podem ser divididos em 3 partes principais sendo que a primeira, introdutória, trata do pano de fundo para as análises seguintes abordando o desenvolvimento em perspectiva teórica e comparada; A segunda parte trata da perspectiva brasileira abordando o período pré 1945, o crescimento no Pós-Guerra e das grandes mudanças nos regimes de política econômica e ordem institucional e seus impactos no desenvolvimento. Nessa parte ainda estão presentes avaliações empíricas sobre o papel da educação, os modelos de fontes do crescimento e análise histórica dos períodos do milagre; da estagnação e da retomada do crescimento. 

Organizadores: Samuel Pessoa, Fabio Giambiagi, Fernando Veloso e Pedro Cavalcanti Ferreira compre no submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário